domingo, 4 de outubro de 2015

Casamento Com Jesus


Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
João 2:5-11
Este texto é a historia de um casamento que provavelmente caminhava para uma grande frustração. Os casamentos na época de Jesus era um verdadeiro evento social. Ele durava de 03 a 07 dias de acordo com as posses das famílias dos noivos. Era um marco na vida do casal. Seus desdobramentos acompanhavam durante anos a vida do casal. Dar uma boa festa era uma questão de honra e prestigio junto a sociedade. Acontece que o casal, não se sabe os motivos, não calculou bem a quantidade de vinho e no meio da festa este acabou. O vinho era o combustível da cerimônia. Deixar que o vinho acabasse era uma grande vergonha para a família e decretaria imediatamente o fim da celebração e da festa.
Entretanto, esta historia termina de uma maneira surpreendente. Graças a presença e ação de um convidado especial, Jesus, o que era para ser tristeza tornou-se alegria; o que era para ser vergonha se tornou motivo de honra; o que era para ser o fim, tornou-se um novo começo.
É fato que a presença de Jesus no casamento e na família faz uma diferença espantosa. Diante deste texto quero compartilhar o que acontece em um casamento que Jesus esta presente:
A maneira como reagimos às adversidades é diferente – (v.3-5) Este ponto sugere que mesmo em um casamento onde Jesus esta presente acontecem imprevistos, problemas, dificuldades, faltas etc. O fato de nos tornarmos cristãos não nos isenta de enfrentarmos as contingências normais da vida a dois. Um casamento cristão esta sujeito aos mesmos dilemas, dramas e dificuldades de qualquer outro. A diferença esta na maneira como reagimos a eles: Quando Jesus esta presente temos a quem recorrer, a quem pedir socorro, a quem contar as frustrações. O resultado é que no lugar do desespero, cria-se esperança; no lugar da desistência, vontade de lutar e seguir em frente. Em Mateus 7:24-27 Jesus ilustra esta verdade ao contar que tanto a casa construída sobre a rocha quanto a construída sobre a areia estiveram sujeitas as mesmas circunstancias adversas:tempestade, vendo, enxurrada. A diferença ficou evidente: enquanto a primeira permaneceu firme, a segunda desmoronou. Jesus é esta rocha sobre a qual firmamos nosso casamento e a partir daí temos condições de encarar as adversidades que nos aparecem.
A festa, a alegria e a celebração nunca acabam (v.6-8) – Ao providenciar o vinho Jesus garantiu a continuidade da festa e da alegria. Com Jesus no casamento a alegria tem começo e meio, mas não chega ao fim. Que diferente do que vemos por ai. Casamentos com prazo de validade que em pouco tempo se desmoronam. A alegria do inicio dá lugar a frustração; a harmonia à crise e os sonhos aos pesadelos. A rotina, os desentendimentos, o egoísmo, a dureza do coração vão transformando o “vinho da relação” em uma água sem gosto, sem cheiro, sem cor. Com Jesus presente, temos a possibilidade de enchermos as talhas com esta água e vermos ao longo da caminhada o milagre da transformação.
O casamento segue uma jornada de crescimento (v.9-11) – Todas as coisas caminham naturalmente para a desintegração, para o envelhecimento, para o adoecimento e para a morte. Muitos casamentos vivem em função da nostalgia e das lembranças do inicio onde tudo era especial, divertido, romântico e agradável. No casamento onde Jesus esta presente o processo não é natural, mas sobrenatural. O vinho (a alegria, o sabor) de hoje não se compara com o do começo. E o vinho de hoje não se compara com o vinho de amanhã. Quando Jesus esta presente o casamento se torna cada vez melhor! Com Jesus a vida conjugal não é uma descida ladeira abaixo, mas uma escalada para aventuras ainda mais excelentes. Com Jesus o amor não diminui, ele aumenta; o companheirismo não se enfraquece ele fica cada vez mais forte; a intimidade se intensifica (ela pode perder em potência e vigor, mas ganha em qualidade); os laços, os vínculos, a liga se torna cada vez mais fortes!
O casamento se torna uma vitrine da glória de Deus (v.11) – João faz questão de enfatizar que este foi o primeiro milagre. A primeira manifestação da gloria e do poder de Jesus foi em um casamento. É a partir de nossos lares que o Senhor quer impactar este mundo. Mostrar a sua glória, seu poder e a diferença que sua presença produz.
Para que o milagre fosse produzido, houve obediência a voz de Jesus e movimento (v.5-8) Eles fizeram exatamente como foram instruídos e no caminho em direção ao mestre-sala o milagre se fez. Sem que coloquemos em prática a Palavra de Jesus, sem que façamos nossa parte, não experimentaremos os milagres por ele prometido.
E antes que você pense que o resultado se explica pelo seu movimento e seus feitos, permita-me lembrá-los que a única coisa que temos é água e talhas, o vinho é produzido por Ele. O que vivemos em nosso relacionamento não se explica só pelas nossas ações, mas sobretudo pelo agir sobrenatural de Deus a partir do que fazemos
Conclusão: A melhor coisa que você pode fazer pela sua vida, pelo seu casamento e pela sua família é convidar Jesus para entrar na sua casa. Quando Ele estiver presente, você se surpreenderá com a diferença que ele irá produzir. Com certeza poderás dizer: o melhor ainda esta por vir!!!
Pr. Kleberson Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário